Esse tema se tornou muito relevante nos últimos tempos. Mas, não por acaso, diversas profissões deixaram de existir com a chegada transformadora da tecnologia.
Dessa forma, conseguir se destacar no mercado hoje é uma tarefa trabalhosa. Por isso, escolher a área certa para seguir é uma decisão importante no caminho.
Por isso, queremos trazer algumas profissões em alta. Assim, te damos a perspectiva de onde direcionar seus investimentos profissionais.
Tendências do mercado de trabalho
O impacto da tecnologia trouxe muitas mudanças para o mercado de trabalho. Hoje, vemos formas de trabalho que não eram tão comuns num passado não muito distante.
Primeiramente, tão importante quanto entender sobre as profissões a se seguir, precisamos entender como está a forma com que se trabalha atualmente.
Uma delas é a modalidade de trabalho freelancer. Hoje o profissional autônomo pode trabalhar e vários projetos em simultâneo. O que traz maior rentabilidade e liberdade para ele. Entretanto, pensando como empresário, o freelance não possui vínculo empregatício, o que pode ser bom ou ruim. Afinal, precisamos considerar o modelo e tamanho da empresa.
Dessa forma, os profissionais autônomos investem em formalizar a sua empresa, se tornando MEIs. Contudo, dentro dessa forma de trabalho é usual que haja contratos de trabalho com cláusulas que traga segurança a ambos os lados.
Além disso, após a pandemia o trabalho na modalidade home office também se tornou comum. O que permite que a empresa contrate um colaborador de qualquer lugar do mundo. Ou que o profissional tenha clientes em vários países. Porém, nessa modalidade o trabalho pode ser totalmente remoto ou em formato híbrido. Quando o funcionário vai algumas vezes na semana ao escritório.
Quais são as profissões em alta?
- UX Design: traduzindo, é a profissão que cuida da experiência do usuário. Ele é responsável pela jornada do cliente em um aplicativo ou site.
- Streamer: é a pessoa que cria conteúdos digitais em plataformas de transmissão de vídeos ao vivo. Essa profissão promove campeonatos que movimentam prêmios de milhares de reais.
- Analista de Marketing Digital: o analista pode ser responsável por diversas frentes do marketing. Porém, a mais comum, é a busca por dados para melhor desempenho da marca nas mídias digitais.
- Advogado especialista em proteção de dados: é o advogado especialista na LGPD. Muito procurado para orientar empresas a lidar com dados e informações dos clientes e funcionários.
- Analista de Big Data: esse profissional liga com milhares de dados produzidos diariamente na Internet. Ele é a pessoa que filtra, trata, categoriza e analisa informações e dados digitais.
- Analista de Machine Learning: é o profissional responsável por programar, desenvolver e “treinar” máquinas com capacidade de aprenderem de forma autônoma.
- Desenvolvedor de aplicativos: os programadores de aplicativos dominam diversos programas e integrações para o desenvolvimento de soluções a clientes finais e a empresas. Muito comum que seja alguém formado em TI, porém, nos últimos tempos, diversos profissionais estão migrando para a área por ser bastante promissora.
- Especialista em Telemedicina: responsável por examinar, diagnosticar e administrar os tratamentos mais apropriados aos pacientes com o auxílio de médicos acessíveis através da tecnologia remota.
- Coach de bem-estar financeiro: o coach é quem trabalha para o desenvolvimento pessoal das pessoas que contratam seus serviços.
- Alfaiate digital: para quem é ligado em moda e tecnologia, o alfaiate digital é o profissional que trabalha com a obtenção de medidas corporais para a confecção de roupas nos mais diversos estilos.
- Consultor espiritual ou astrólogo: toda ciência voltada para essa área espiritual/mística tem tido um grande crescimento atualmente.
Quais são as habilidades necessárias para o profissional do futuro?
O profissional que foca no futuro precisa ter, além de tudo, alta performance. Afinal, o foco do mercado hoje se mede pelos resultados que o profissional traz.
Por outro lado, algumas características também ajudam na hora de se destacar. Como: resiliência, inteligência emocional, flexibilidade, facilidade para se adaptar, criatividade e proatividade.
Saber quais são as profissões em alta te ajuda a tomar decisões assertivas para o seu futuro. Além desses pontos acima, é importante prezar por um bom atendimento e cordialidade. Mas, principalmente, se organizar como empresa para não ter problemas burocráticos com emissão de notas fiscais ou pagamento de impostos desnecessários.
Por isso, conte com o Grupo Prímor para te auxiliar nesse caminho. Afinal, ao decidir investir na sua carreira como autônomo é importante começar do jeito certo. Fale com nossa equipe e tenha uma consultoria gratuita para te apoiar da tomada de decisão à abertura da conta.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!