Você que é infoprodutor ou pretende começar a vender os seus ebooks, com certeza já deve ter se perguntado como funciona a tributação deles.
Dessa forma, esse é um mercado que tem crescido muito nos últimos anos. Com isso, o número de profissionais que estão faturando milhões nessa frente é enorme. Porém, toda empresa precisa contar com o apoio contábil correto para não ter problemas a médio e longo prazo com a Receita Federal. Também para evitar pagar impostos em excesso.
Nesse texto vamos pontuar algumas coisas e te mostrar ser possível economizar na venda dos seus ebooks.
Tenha um CNPJ para melhorar a tributação dos seus infoprodutos
Atuando como Pessoa Física você pode pagar até 27,5% de impostos sobre a sua renda. Além de ter que contribuir com 20% do INSS.
Por outro lado, atuando como Pessoa Jurídica, ou seja, tendo um CNPJ, você pagará conforme o regime tributário escolhido na hora da abertura da empresa.
Quais são os regimes tributários para a venda de infoprodutos?
Primeiramente, nessa frente de venda de infoprodutos temos três regimes disponíveis: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Dessa forma, no Simples Nacional a venda de ebooks se enquadra na alíquota de 4% a 11,12% sobre o faturamento mensal. Além de podermos aproveitar a isenção do ICMS para reduzir ainda mais os impostos pagos. Chegando numa alíquota inicial de 2,75%.
Já no Lucro Presumido a venda de ebooks é imune ao ICMS, PIS e COFINS, ficando sujeita apenas ao recolhimento de IRPJ e CSLL. Juntos, esses impostos chegam a uma alíquota de 2,88%.
No caso do Lucro Real, além do ISS que varia de 2% a 5% em cima do faturamento, os outros impostos passam a ser calculados em cima do lucro líquido, com alíquotas de:
- IRPJ: 15% + 10% sobre o lucro excedente a R$ 60 mil no trimestre.
- CSLL: 9%
- COFINS: 7,6%
- PIS: 1,65%
Entretanto, dentro dessas opções, é imprescindível que você conte com uma contabilidade especializada no seu negócio para te orientar. Sendo assim, a contabilidade montará uma estratégia que faça você ter benefícios no pagamento de impostos de maneira legal.
Segundo pesquisas do IBGE 95% das empresas do Brasil pagam mais impostos do que deveriam. Por isso, você pode estar gastando mais do que deveria nas suas vendas. Nós do Grupo Prímor somos especialistas empresas digitais. Atendemos mais de 450 clientes nessa área, desenhando uma estratégia específica para cada modelo de negócio. Fale conosco e monte a sua agora.
Como pagar menos impostos na venda de ebooks?
O primeiro passo é definir corretamente o seu regime tributário e CNAE. Para isso, conte com o apoio dos nossos especialistas para te guiar nessa decisão. Somos a contabilidade que vai fazer o seu planejamento tributário e definir a melhor forma de você pagar menos impostos dentro da lei. Atendemos mais de 500 empresas em todo o país e temos estratégias específicas para cada uma delas, como foco total em economizar impostos.
Dessa forma, você garante a redução de custos sem correr riscos perante a Receita Federal. Entre em contato com nossos consultores e tenha todo o suporte para alavancar seu negócio com uma empresa digital que entende da sua.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!