Sem um CNPJ não é possível atuar como empresa. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é fundamental para emissão de notas fiscais e para garantir que a sua empresa atue na legalidade. Porém, nem todo fisioterapeuta precisa de CNPJ.
Entretanto, se a sua intenção é atuar como pessoa física, você pode emitir recibos dos seus serviços. Mas se quer ter uma empresa de fisioterapia, o CNPJ é obrigatório.
Quais são as categorias de empresa que estão disponíveis para fisioterapeutas?
É importante que você saiba quais são as opções de empresa disponíveis para abrir a sua. Vamos falar sobre elas:
Empresa Individual
Nessa opção de empresa o fisioterapeuta atua sem sócios. É importante lembrar que nesse caso a empesa deve ter o nome da pessoa – completo ou abreviado.
Por outro lado, nessa categoria de empresa o patrimônio pessoal se confunde com o empresarial. Ou seja, se a empresa fizer dívidas, o fisioterapeuta pode responder com seu patrimonio pessoal.
Sociedade Limitada
Aqui é a melhor opção para quem pretende ter sócios. Essa sociedade é composta por duas ou mais pessoas com responsabilidade ao capital social investido no momento da abertura do CNPJ.
Sociedade Limitada Unipessoal
Por fim, essa é a melhor opção para o fisioterapeuta que quer atuar sem sócios. No âmbito jurídico é parecido ao da limitada, deixando o patrimônio do fisioterapeuta protegido.
Dentre todas as opções, uma informação que pode ser relevante nas suas procuras é saber que o CNAE para fisioterapeutas é o 8650-0/04 Atividades de fisioterapia. Dentro dele, existe uma lista de atividades enquadradas que são permitidas para atuação. Entre elas: clínicas de Fisioterapia; Clínica/ Consultório/ Centro de Fisioterapia; Serviços de Hidroterapeuta; Serviços de Hidroterapia; Núcleo de Reabilitação Motora; Serviços de Reabilitação Postural Global – Rpg; Rpg – Reabilitação Postural Global.
Fisioterapeuta não pode ser MEI?
Existem alguns critérios para se adequar ao MEI. Nesse caso, o fisioterapeuta não atende as regras do enquadramento. Assim acontece em outras áreas como medicina, engenharia ou direito.
Ao passo que a fisioterapia não é considerada uma atividade comum, afinal, é necessária uma formação específica e seguir regulamentação da Crefito. Por esses motivos, o fisioterapeuta não pode ser MEI.
Fisioterapeuta autônomo (pessoa física) x Fisioterapeuta PJ (pessoa jurídica)
Então, agora você deve estar se perguntando qual das opções compensa mais: atuar como pessoa física ou pessoa jurídica?
O fisioterapeuta que não tem CNPJ pode emitir recibos sobre os serviços prestados. Nesse cenário, a tributação será feita com base no Imposto de Rende de Pessoa Física, com alíquota de contribuição variando entre 7,5% a 27,5%. Além de arcar com ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza)
Por outro lado, o fisioterapeuta PJ – o que possui CNPJ – paga impostos conforme o regime tributário escolhido. Podendo chegar a pagar 6% de impostos no Simples Nacional, de acordo com uma estratégia tributária que usamos no Grupo Prímor. Ou seja, o fisioterapeuta que possui empresa aberta acaba pagando menos impostos que o que atende como pessoa física.
O que é necessário para abrir uma clínica de fisioterapia?
O primeiro e mais importante critério é o profissional estar com o registro habilitado no Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia). A partir desse ponto, o fisioterapeuta precisa mapear em quais áreas irá atuar para definir o CNAE.
Posteriormente, é necessário escolher o tipo de empresa, dos quais citamos acima, e o regime tributário. O segundo pode variar em Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Depois, o passo a passo da abertura de empresa segue normalmente. Para evitar dores de cabeça com o processo de abertura, conte com o apoio do Grupo Prímor. Realizamos abertura da sua empresa de maneira 100% gratuita. Nossa equipe de especialistas vai te ajudar nesse processo com todas as obrigações fiscais e contábeis do seu negócio.
Preciso do apoio de uma contabilidade nesse processo?
Além de ser uma regra para os tipos de empresa, com exceção do MEI, ter o apoio de uma contabilidade te ajuda a começar sua empresa do jeito certo. Escolhendo o tipo de empresa e o regime tributário ideal você economizará tempo e dinheiro.
Com o apoio do Grupo Prímor você abre a sua empresa de onde estiver. Somos uma contabilidade digital que faz todo o processo contábil de maneira prática e com assertividade, pois conhecemos do seu negócio.
Em suma, além de contar com a abertura da empresa de maneira 100% gratuita, você terá acesso às plataformas mais tecnológicas de gerenciamento financeiro, conta PJ e sede virtual gratuita e o conhecimento de uma equipe preparada para te atender.
Investir numa boa contabilidade é garantir o futuro de sucesso do seu negócio, solicite sua proposta e abra sua empresa de fisioterapia.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!