Nesse momento de expansão do mercado digital, essa é uma dúvida muito comum dos infoprodutores. Portanto, por ser um segmento muito amplo, com diversas possibilidades de atuação, existem algumas regras específicas para cada tipo de trabalho. Falaremos aqui sobre elas e, principalmente, como economizar impostos no seu infoproduto?
Qual o seu tipo de infoproduto?
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que existe diferença na tributação conforme o tipo de infoproduto que você vende.
Por exemplo, se você vende cursos, sua tributação é uma, pois o seu CNAE é um (prestação de serviços). Entretanto, se você vende e-book ou algo similar (produto), sua tributação será outra, pois o CNAE será diferente. Todo planejamento tributário é feito conforme o tipo da sua empresa e pela definição do seu CNAE.
Quais tipos de empresa para economizar impostos no meu infoproduto?
O empreendedor digital pode abrir empresas EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, Empresário Indiviual, lSociedade Empresária Limitada entre outras opções.
Logo após a escolha do tipo de empresa, é necessário decidir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que define a atividade que você vai atuar.
Para os empreendedores digitais que trabalham com a venda de cursos, por exemplo, o CNAE ideal é o 8599-6/04: atividade de treinamento e desenvolvimento. E esse CNAE varia conforme a atividade principal do CNPJ – e impacta na tributação.
Quais são os regimes tributários para a venda de infoprodutos?
Mais um fator de grande influência é o regime tributário escolhido. É ele quem define o valor dos impostos que deverão ser pagos. Sendo assim, existem três opções para quem abre um CNPJ para venda de infoprodutos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O regime tributário é mais um fator que influencia no valor dos impostos a serem pagos. O empreendedor tem três opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O ideal é que um contador analise o seu negócio e indique o regime tributário que fará com que os impostos pagos sejam menores. Fale com nossos consultores e tenha o atendimento do Grupo Prímor – contabilidade digital especializada em infoprodutores.
Como economizar impostos no meu infoproduto?
O primeiro passo é ter uma contabilidade que conhece o seu negócio. A contabilidade correta é a responsável por montar um planejamento tributário que faça você pagar menos impostos estando de acordo com a lei.
Por isso, é imprescindível acertar na contratação de quem fará esse planejamento – e evitar maiores gastos. Todo o mapeamento precisa ser feito com base no seu negócio, estudando o que você vende, como vende, média de faturamento e vários outros aspectos.
Planejamento tributário para negócios digitais
Sabendo sobre os regimes tributários e as tributações sobre a venda de infoprodutos, contrate uma contabilidade que entenda do seu negócio digital para construir um planejamento tributário que fará você pagar menos impostos possíveis.
Nós do Grupo Prímor iremos te ajudar a montar essa estratégia de uma maneira personalizada para seu negócio, tamanho e nicho específico. Fale conosco agora.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!
Pingback: Saiba a diferença entre faturamento, lucro bruto e lucro líquido no negócio digital - Prímor Contabilidade