A verdade é que a faculdade não prepara os profissionais no âmbito de gestão dos seus negócios, gestão financeira e demais assuntos que são de grande importância para ter sucesso em sua carreira. Do mesmo modo, ao se formar, um nutricionista encontra diante de si um leque de possibilidades de atuação. Assim, ele pode, por exemplo, trabalhar em hospitais ou clínicas, focar em atender empresas ou abrir seu próprio negócio na área – prestando serviço para outras pessoas ou empresas. Mas para essa última opção será que o nutricionista precisa abrir empresa?
A resposta é SIM. Para empreender na área, ter seu próprio consultório ou prestar serviços e ter uma gestão assertiva dos gastos é necessário a abertura de um CNPJ, ou seja, uma empresa!
Em primeiro lugar, quando falamos sobre abrir um CNPJ pensamos no famoso MEI. Mas infelizmente o nutricionista não pode ser MEI. Afinal se trata de uma profissão regulamentada, ou seja, regida por legislação própria, fator que é incompatível com as regras dessa natureza jurídica. Mas há outras formas de regulamentar e abrir a sua empresa. Continue lendo.
Qual tipo de empresa o Nutricionista pode abrir?
Primeiramente, por não poder ser MEI o Nutricionista precisa buscar outra forma de regularizar a empresa. Desse modo, no caso, o mais indicado é abrir uma ME.
Em síntese, a Microempresa (ME), ou Simples Nacional, permite que você fature até R$4.8 milhões por ano. No Simples Nacional é possível, além de possui mais de 1 sócio, contratar até 9 funcionários para comércio e serviços (como é o caso de um consultório de nutrição), e de até 19 colaboradores para a indústria.
Por fim, também pode-se escolher entre as categorias de natureza jurídica EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), Sociedade Simples ou Sociedade Empresária – tendo em vista que o nutricionista não pode abrir uma Empresa individual também uma regra das atividades regulamentadas.
Por que o nutricionista deve abrir empresa?
O Nutricionista pode atuar como pessoa física, mas isso pode causar alguns problemas ou gastos exacerbados na emissão do Imposto de Renda e outras taxas. Além de estar dentro da regularidade contábil, a abertura da empresa impacta diretamente na gestão e economia de impostos e taxas que são cobrados da pessoa física – sendo as taxas da pessoa jurídica menor na maioria dos casos. Você precisa analisar o cenário ideal para sua renda. Cada caso é um caso.
Aqui no Grupo Prímor nós fazemos uma análise detalhada de quando compensa para o nutricionista atuar como pessoa física ou pessoa jurídica – em alguns casos, a redução de impostos pode chegar a mais de 100% do valor gasto.
Então, se você tem dúvidas se deve ou não abrir a sua empresa, fale conosco e descubra o melhor caminho.
Como fazer na hora de emitir nota fiscal?
O tipo de nota fiscal emitida pelos nutricionistas é a NFS-e, Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, que cabe a serviços prestados a pessoas físicas ou pessoas jurídicas.
Esse processo pede algumas burocracias que podem ser facilmente sanadas com um apoio contábil inteligente e eficaz. Nisso o Grupo Prímor te ajuda. Fale conosco e descubra qual plano se adequa melhor ao momento da sua empresa e iremos te ajudar em todo esse processo.
Qual o passo a passo para o nutricionista abrir empresa?
Agora você já sabe que para empreender, seja prestando serviço ou abrindo seu consultório próprio, o nutricionista precisa abrir empresa, vamos descobrir qual o passo a passo desse processo.
O passo a passo básico para abertura de uma empresa no Simples Nacional é o seguinte:
- Contratar um contador;
- Escolher o tipo de empresa;
- Escolher a natureza jurídica;
- Definir o CNAE (Atividade);
- Levar a documentação nos órgãos competentes;
- Fazer a opção pelo Simples Nacional.
Esse processo é bastante burocrático e pode causar dores de cabeça. Entretanto, você pode tirar isso da sua frente passando para uma empresa de contabilidade que cuide disso do início ao fim.
Assim, aqui no Grupo Prímor vamos te orientar desde o princípio sobre todos os documentos necessários, taxas a serem pagas, e faremos todo o processo para sua empresa – te entregando o CNPJ aberto e toda consultoria mensal para que sua contabilidade esteja em dia com as regulamentações necessárias. Nosso propósito é cuidar da burocracia para que você possa fazer o que realmente importa: cuidar dos seus clientes com uma boa nutrição!
Além de tudo, você não precisa sair de casa para abrir sua empresa. No Grupo Prímor fazemos isso de forma rápida e de maneira digital. Sem robôs chatos e sem enrolação. Entre em contato conosco e abra sua empresa. Nossos consultores estão preparados para esclarecer todas as possíveis dúvidas!
Quer saber como ter acesso a todo esse apoio contábil gratuitamente? Assista ao vídeo abaixo.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!