Você sabe o que esperar dos negócios digitais em 2023?
Pós-pandemia, os negócios digitais conquistaram um sólido espaço no mercado. É uma parte fundamental de nossa economia, responsável por incentivar o consumo.
Vivemos um cenário de completo domínio da Internet e das mídias sociais.
Segundo a Oberlo, no ano de 2020, com a chegada da pandemia, tivemos 2,05 bilhões de pessoas que compraram pela Internet. Outra pesquisa, divulgada pelo Google, demonstrou que, aproximadamente, 63% de todas as jornadas de compra tem início virtualmente.
Números expressivos que apontam para a revolução digital e para um cenário de mudanças e adaptações dos negócios.
Venha conosco e confira o que esperar dos negócios digitais em 2023.
Separamos algumas tendências e possibilidades para começar a se preparar e reinventar o seu negócio. Nos acompanhe!
Quais as perspectivas para negócios digitais em 2023?
Muito se tem especulado sobre o que esperar dos negócios digitais, especialmente em um contexto de pós-pandemia.
Se você trabalha neste setor, provavelmente deve ter ouvido falar o quanto a pandemia foi decisiva.
Ela antecipou em anos, uma revolução digital que já se encontrava em curso.
O mercado digital, o conhecido e-commerce (comércio eletrônico), se infiltrou em absoluto na casa de cada uma das pessoas.
Agora, em um cenário de retomada à normalidade, especialistas e analistas de mercado começaram a avaliar o mundo digital.
De um lado, alguns veem uma tendência de crescimento acelerado, com a chegada de novas soluções tecnológicas que tornarão a jornada de consumo do cliente ainda mais rápida e ágil.
Por outro lado, também temos aqueles que começam a ver uma tendência à estabilidade.
Ou seja, um momento que, embora o digital continue a fazer parte de nosso cotidiano, não há a intensificação do processo.
Essa última corrente de pensamento segue sendo minoria.
Em sua maioria, a expectativa é de que seguiremos vendo a valorização e o crescimento acelerado no mercado digital em 2023.
O Marketing Digital, principalmente, é responsável por parte significativa deste desenvolvimento.
O MIT e a NTT Data divulgaram que, em 2021, mais de 70% das empresas da América Latina investiram mais no Marketing Digital.
Um investimento estrondoso e que deverá ser ainda maior em 2023.
O que esperar das mídias pagas e das redes sociais em 2023?
Até este ano, havia uma tendência de crescimento nos investimentos na denominada “mídia paga”.
Basicamente, estamos nos referindo a anúncios pagos que empresas utilizam para divulgar seus produtos e serviços em plataformas como Instagram, Facebook e YouTube.
Segundo um estudo feito pela Dentsu, em 2021, apenas na América Latina, foi feito um investimento de 18 bilhões de dólares em mídias pagas. No Brasil, o número foi de 8,3 bilhões de dólares.
Havia uma perspectiva de crescimento.
Contudo, algumas mudanças importantíssimas que ocorreram ao longo de 2022, nos deixam alertas para a possibilidade de cenários distintos.
Uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, chama atenção para alguns elementos que poderiam ter causado este cenário.
O cenário de retração econômica global seria um deles. Mas, sem sombra de dúvidas, um dos grandes responsáveis (e que queremos chamar sua atenção para ele), é a rede social TikTok.
O TikTok simplesmente explodiu a Internet. Os vídeos curtos, interativos e criativos, deixaram outras redes sociais muito atrasadas. E, como isso afeta a publicidade e os negócios digitais?
Quanto menos os consumidores se voltam para essas redes, menos tempo as empresas terão para permitir que esses consumidores tenham acesso a publicidade.
É preciso que o usuário esteja utilizando o Instagram para que o Instagram Ads surta efeitos. Caso contrário, o investimento não valerá a pena.
Mas calma que não queremos te assustar! Não estamos decretando o fim da publicidade e das mídias pagas em redes sociais.
Estamos apontando apenas uma possível redução nesse tipo de investimento.
É vantajoso ficar de olho nessa mudança de cenário pois, para alavancar o seu negócio digital, é preciso utilizar estratégias de vendas realmente eficazes.
Confira 06 tendências dos negócios digitais em 2023:
1 – Empresas verdes (ESG)
ESG é uma sigla em inglês, derivada de “environmental, social and governance”, para referir-se às práticas de governança, ambientais e sociais em uma empresa.
Assim, a preocupação com a promoção da sustentabilidade, incentivando o consumo consciente, são pautas que as empresas estão aderindo cada vez mais.
Gradualmente, as empresas verdes vão ocupando espaço no mercado.
São negócios sustentáveis, transparentes, em que a preocupação com o meio ambiente percorre todo o processo produtivo.
Desde a extração da matéria-prima, passando pela produção, distribuição, divulgação e envio até o consumidor final.
Temos visto empresas que, por exemplo, criam destaques no Instagram para mostrar o processo produtivo do produto.
2 – Conversational Marketing
O chamado “marketing de conversação” é uma das principais apostas para negócios digitais em 2023.
Por isso, se o seu negócio ainda não aderiu a este tipo de marketing, está na hora de começar a fazê-lo.
Esse modelo é voltado para a conversa e interação com o usuário, buscando fornecer uma jornada de consumo ainda mais humanizada.
O uso dos chatbots, de salas de bate-papo ao vivo, de canais que direcionam o cliente para o WhatsApp da empresa, deverão aparecer muito no próximo ano.
Quando explorado corretamente, o marketing de conversação torna muito mais fácil a conversão de leads (potenciais clientes).
Se um usuário se depara com um produto anunciado na Internet e quer tirar uma dúvida ou esclarecer algum ponto, a empresa deve oferecer uma resposta rápida e que seja eficiente.
Caso ocorra a demora no atendimento, ou pior, atendimento feito de forma ruim, que não atende a demanda do cliente, o usuário rapidamente perde o interesse.
3 – Experiências mais fluídas
Se você quer alavancar as vendas do seu negócio digital, precisa ficar bastante atento neste ponto.
Até alguns anos atrás, havia um consenso quase geral de que estar presente em todos os canais e veículos de comunicação era o futuro do mercado. Ficou conhecido como “omnichannel” ou “onipresença”.
Mas em 2023, esse posicionamento não é mais o mesmo. Os negócios digitais finalmente conseguiram chegar a uma conclusão: quem quer fazer tudo, acaba não fazendo e entregando nada.
Selecionar as redes e os canais que o seu negócio marcará presença e para os quais direciona sua publicidade, é essencial para garantir uma experiência mais fluida para o usuário.
Não é sobre quantas redes sociais o seu negócio se encontra. Mas sim se nas redes em que ele está, você tem utilizado as estratégias corretas, voltadas para a persona correta.
4 – Automação robótica de processos
Essa é uma tendência que já vem ocorrendo nos últimos anos e que, para 2023, seguirá.
A automação de processos, inclusive no âmbito dos negócios digitais, é extremamente positiva tanto para o empreendedor quanto para o consumidor final.
Através da automação, além do gerenciamento dos negócios se tornar mais simples, é possível oferecer o máximo de resultados aos clientes, no menor tempo possível.
Um grande exemplo de automação dos negócios digitais foi a chegada dos chatbots.
Com ele, qualquer empresa consegue oferecer suporte mínimo ao cliente, 24 horas por dia.
É um setor que cresce substancialmente. De acordo com a Gartner, esse setor lucrou, aproximadamente, 1,9 bilhão de dólares em 2021.
5 – Crescimento da economia de recorrência
A economia de recorrência é o modelo dos conhecidos “clubes de assinatura”.
São empresas que oferecem produtos ou serviços nas quais, pagando um valor mensal, o consumidor terá acesso aquele produto com certa periodicidade.
Atualmente, um dos maiores exemplos que temos são os clubes de assinatura de livros.
Mas, não são os únicos. Temos clubes de assinatura de revistas, vinhos, cervejas, alimentos, produtos voltados para cosméticos.
E como não falar das gigantes Netflix e Spotify?! Isso mesmo. São dois grandes exemplos da economia de recorrência.
Para 2023, vale a pena ficar atento a esta modalidade de negócio digital. Trata-se de um mercado crescente, com múltiplas possibilidades para ser explorado.
6 – Expansão das vendas regionais
O valor do frete de um produto tem impacto direto na tomada de decisão de um cliente. Encontramos fretes por aí que são mais caros que o produto em si. Dessa forma, a aquisição acaba não sendo vantajosa para o cliente.
Assim, para 2023, existe uma expectativa de valorização de lojas e pequenos e médios negócios regionais.
Além de negócios localizados naquela região poderem ofertar fretes mais acessíveis, ou inclusive, gratuitos, também há um importante aspecto da maior eficiência em atender o cliente.
Empresas muito grandes acabam lidando com um volume muito maior de consumidores. Isso acaba não permitindo a elas oferecer um atendimento individualizado e mais humanizado.
Trata-se de uma brecha que os negócios menores e regionais podem e devem aproveitar.
Eles possuem capacidade para, além de atender as demandas dos clientes com o máximo de agilidade, oferecer uma jornada de consumo única, individual e humanizada.
Como garantir o sucesso do seu negócio digital em 2023?
Atualmente, existem diversos tipos de negócios digitais e modelos empresariais.
Mas, como saber qual é o certo e como garantir que o seu negócio tenha sucesso em 2023? Conte com o Grupo Prímor!
Aqui, temos profissionais especializados em negócios digitais, que poderão acompanhar cada passo de sua empresa, bem como tirar dúvidas e aconselhar sobre o que fazer em algumas situações que podem tirar o sono de empreendedores.
Ter uma boa contabilidade é fundamental para ter um negócio digital de sucesso em 2023, garantindo a autoridade e seriedade de sua empresa.
Para saber mais sobre abertura de empresas, entre outros assuntos, entre em contato com o nosso time!
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!