Médico não pode ser MEI? Ao longo desse conteúdo, vamos responder por que essa restrição e quais são as outras opções para esses profissionais da saúde.
Além disso, vamos mostrar o passo a passo do que é necessário para abrir uma empresa se você é um médico. Como você pode ver, este é um conteúdo fundamental para você, por isso, leia até o final para não perder nenhuma informação.
Médico não pode ser MEI: Qual o motivo para essa restrição?
A restrição existe; nenhum médico pode ser MEI, mas o motivo está na própria natureza da profissão e na modalidade do MEI. Ambos não se misturam. Para que você entenda melhor, vamos começar pelo MEI.
Por que o MEI não se encaixa na medicina?
Grande parte dos empreendedores começam pelo MEI justamente pela sua facilitação para a formalização de pequenos negócios, como prestadores de serviços domésticos, ambulantes, etc.
Isso acontece porque se trata de um regime que oferece uma enorme quantidade de vantagens, como poucos encargos fiscais e previdenciários, além de vários benefícios para o negócio e acesso a vários benefícios, como o auxílio-doença, por exemplo.
Perceba que essa modalidade tem um objetivo específico e, se você é um médico, sabe que, pela visão contábil e legal, toda essa descrição é quase o completo oposto dos profissionais da medicina.
Médico não pode ser MEI porque a profissão é muito regulamentada
A profissão é o completo oposto porque enquanto o MEI busca ser simples, a medicina precisa ser altamente regulamentada. Afinal, a exigência é uma formação técnica e registro no Conselho Regional de Medicina.
Além de tudo isso, as atividades que um médico possui são científicas complexas, altamente técnicas e envolvem um alto risco, ao contrário das profissões ligadas ao Microempreendedor Individual.
Dessa forma, a restrição tem o objetivo de garantir que exista segurança nos serviços prestados pelos profissionais da medicina e com isso proteger os pacientes. Com isso, todos os profissionais vão seguir normas éticas rigorosas e técnicas confiáveis pelo Ministério da Saúde.
Médico não pode ser MEI: Quais são as opções para os médicos?
Como falamos anteriormente, o MEI definitivamente não é uma opção para os médicos, mas existem outras modalidades disponíveis que você vai achar interessante para iniciar ou expandir o seu negócio.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
A Eireli é uma das modalidades empresariais mais comuns que um médico pode ter, afinal, há apenas um único titular para a empresa, mas com a garantia de que se possui uma limitação de responsabilidade.
Em outras palavras, o patrimônio da pessoa física e seus bens não ficam expostos caso a empresa entre em dívidas por qualquer motivo. Isso pode ser um ótimo primeiro passo para iniciar suas atividades.
Sociedade Limitada (LTDA)
A Sociedade Limitada é uma modalidade onde a empresa tem dois ou mais sócios e como o próprio nome diz também possui uma responsabilidade limitada de acordo com as quotas de cada um.
Dessa forma, os médicos que desejam trabalhar juntos podem dividir os lucros e as responsabilidades do negócio, o que pode ser bastante interessante de acordo com seus objetivos.
Sociedade Unipessoal Limitada (SLU)
A SLU, ou Sociedade Unipessoal Limitada, é uma modalidade onde a empresa tem apenas um sócio e sem a necessidade de capital social mínimo para abrir, como é o caso da Eireli que falamos anteriormente.
Mais uma ótima forma para médicos que desejam empreender de forma individual, mas ainda mantendo a segurança da responsabilidade limitada. Digamos que esse é um modelo muito mais flexível comparado com os outros que citamos e é considerado um modelo bastante novo.
Cooperativas Médicas
As cooperativas médicas são uma ótima forma de começar os negócios, onde vários profissionais trocam recursos, experiências e mão de obra.
Apesar de te uma jurisdição própria segundo a Lei 5.764/71, conhecida como a lei do cooperativismo e ser bem interessante para o trabalho liberal, esse modelo possui alguns riscos.
Por exemplo, não existe limitação sobre os riscos. Ou seja, o patrimônio do médico cooperado pode ser usado como uma forma de pagamento de despesas caso a empresa seja processada, por exemplo.
Dessa forma, é muito importante ficar atento para verificar se esse é mesmo o modelo que você deseja ter, e também vamos te ajudar com essa decisão.
Médico não pode ser MEI: Como abrir uma empresa?
Para finalizar o nosso conteúdo, vamos mostrar quais são os passos que você pode seguir para abrir sua empresa e, no final, vamos te dar uma dica extra que vai te ajudar bastante.
Passo 1: Obtenha o seu CRM
Primeiramente, é fundamental obter o seu CRM com o Conselho Regional de Medicina. Afinal, ao ter esse documento, você consegue seguir com os outros passos de forma mais tranquila.
Passo 2: Contrate um escritório de contabilidade
Em seguida, contrate um escritório de contabilidade para ajudar no processo de abertura e em todos os outros passos e encontrar mudanças necessárias para serem feitas ao longo do processo.
O time da Prímor Contábil vai te ajudar desde a abertura da sua empresa até o seu imposto de renda. Temos profissionais capacitados e com expertise para atender todas as necessidades como médico agora e no futuro.
Além disso, vamos começar te ajudando agora: Clique aqui e baixe o nosso e-book exclusivo para você sobre como começar sua clínica de saúde.
No link acima, você vai encontrar um conteúdo muito mais denso que vai te ajudar a responder quaisquer outras dúvidas que você ainda tenha, com um guia prático para você seguir enquanto estiver lendo.
Passo 3: Escolha a modalidade
O segundo passo é escolher uma das modalidades que falamos anteriormente. Recomendamos que pesquise bastante sobre cada uma para obter o máximo de informação possível antes de abrir.
No caso de modalidades com sócios, é importante criar um contrato social. O contrato vai definir as responsabilidades de cada um e as atividades que vão executar na empresa.
Como falamos no segundo passo, nós podemos ajudar com a contabilidade da sua empresa. Assim garantimos que seu negócio comece da forma correta e cresça com segurança desde o início para evitar problemas no futuro. Afinal, temos mais de 60 anos de história e já atendemos mais de 1000 negócios.
Vamos te ajudar em cada processo que falamos anteriormente e facilitar cada etapa para você. Tudo isso oferecendo um suporte único que somente profissionais com experiência e cuidado podem oferecer.
Conte com a Prímor Contábil para lidar com a abertura da sua empresa na área da saúde de forma simples e deixar as dores de cabeça de lado para sempre.
Clique aqui e fale conosco no WhatsApp, logo o nosso time entrará em contato com você.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!