O que é e como abrir uma SCP? Essa é a dúvida de muitas pessoas que desejam adotar esse modelo de sociedade dentro de uma empresa ou negócio já existente ou que pretende criar.
Mas a Sociedade em Conta de Participação facilita o seu entendimento por conta da simplicidade e acessibilidade que esse modelo de sociedade oferece.
Portanto, preparamos um conteúdo que vai te auxiliar e oferecer ainda mais conhecimento sobre esse tema. Além disso, vamos explicar tudo sobre os sócios e suas funções dentro da sociedade, portanto, vamos lá!
O que é o SCP?
SCP é um modelo societário, utilizado no mercado brasileiro. Ele acontece quando uma pessoa se junta com outras para colocar interesses mútuos em concordância para atingir os objetivos propostos pela empresa.
Portanto, podemos fazer a divisão dos sócios em dois tipos distintos. São eles os que oferecem os recursos para o SCP e o outro vai utilizar esses recursos para atingir todas as metas e objetivos.
Esse tipo de união é permitida por lei e ajuda ambas as partes a criarem uma relação de benefícios. No tópico a seguir você verá algumas vantagens do SCP.
Conheça as vantagens de ter um SCP
A sigla SCP significa Sociedade em Conta de Participação, e, nela, vai existir um investidor que vai aplicar um capital para iniciar o investimento e o alavanque do negócio em potencial.
No entanto, por conta desse estilo de investimento, a quantidade de burocracia é muito menor do que o habitual em outros tipos de sociedades.
Outra vantagem é que o SCP pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio: desde os mais simples até os mais complexos.
Por fim, podemos citar como vantagem do SCP os custos mínimos, já que não é necessário ter o cadastro na junta comercial, tornando o modelo de sociedade bastante acessível.
Entenda os tipos de sócios de uma SCP
É essencial saber o que é e como abrir uma SCP, mas antes disso, você deve conhecer os tipos de sócios que existem dentro dessa sociedade e qual é o papel de cada um deles para esse negócio.
Nos tópicos anteriores, você viu que existe o sócio que oferece os recursos e o sócio que utiliza desses recursos para atingir os objetivos da empresa.
Eles são chamados de sócio Ostensivo e o sócio Participante, e, além dessas determinações acima, eles possuem algumas outras funções dentro da empresa.
Confira, a seguir, mais um pouco de cada uma dessas funções.
Sócio Ostensivo
O sócio Ostensivo é aquele que vai lidar com os recursos investidos pelo Sócio Participante dentro da sociedade.
Ele possui uma voz ativa e trabalha para o bom andamento dos resultados dentro da empresa.
Isso passa por toda a parte de administração dos tributos, parte comercial e até mesmo na contratação de novos membros para a empresa.
Esse é o sócio que coloca a mão na massa e tem um papel ativo no dia a dia do negócio.
Mesmo que ele esteja no dia a dia e na rotina da empresa, o Sócio Ostensivo pode contar com as observações do Sócio Participante quando tiver alguma dúvida sobre como utilizar o dinheiro investido.
Funções do Sócio Ostensivo
- Fazer a administração do empreendimento;
- Gerenciar e fazer o recolhimento dos encargos e tributos gerados:
- Fazer toda a admissão e demissão dos colaboradores:
- Gerir todo o negócio para garantir a sua evolução.
Sócio Participante
O Sócio Participante é a pessoa que trabalha para garantir que todo o aporte feito dentro do negócio seja devidamente utilizado para atingir as metas da empresa.
Mesmo que esse sócio não atue diretamente na empresa, ele se comunica com o Sócio Ostensivo para garantir que o seu investimento esteja estável dentro da sociedade.
Além disso, o Sócio Participante tem voz ativa na empresa, mesmo que não esteja na linha de frente lidando com assuntos da parte financeira ou administrativa do negócio.
Funções do Sócio Participante
- Atua ao lado do Sócio Ostensivo;
- Não interfere nos assuntos ligados ao dia a dia e administração da empresa.
Saiba como abrir a sua SCP
Vimos todos os detalhes sobre os sócios e como eles atuam dentro da SCP, mas agora, como você pode abrir a sua SCP?
É necessário realizar três procedimentos para criar a SCP com sucesso. O primeiro deles é realizar todas as negociações preliminares para alinhar todos os interesses dentro da sociedade.
Depois disso, é necessário sentar com os sócios e elaborar um contrato de participação que engloba todas as metas da sociedade.
Por fim, é necessário a assinatura dos documentos e reconhecimento em cartório para oficializar a abertura da empresa.
Essas são etapas que podem parecer simples, mas que exigem muita atenção do profissional que está realizando esse trabalho.
Isso porque há alguns pontos que devem receber atenção para que não haja pagamento de impostos extras ou para que a empresa não sofra com nenhum problema futuro.
Por isso, é essencial o acompanhamento de um profissional de contabilidade para realizar essas tarefas.
E, para isso, você pode contar com o Grupo Prímor! Aqui, temos profissionais qualificados que farão uma análise do seu negócio e, também prestar uma consultoria gratuita de como devem ser feitos os procedimentos.
Por isso, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo, marque seu horário e tenha todo o auxílio necessário para a abertura da sua SCP.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!