Se você é desenvolvedor e programador, pode se perguntar frequentemente: como se formalizar e ter um negócio lucrativo e dentro das diretrizes governamentais?
Isso porque essas profissões são direcionadas exclusivamente a tecnologia e podem atuar em diversas áreas dentro do mercado de trabalho.
Por isso, se você atua dentro dessa área, acompanhe nosso conteúdo exclusivo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
O que é um desenvolvedor?
Desenvolvedor é uma das profissões mais buscadas por jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho de TI, pois as oportunidades e demandas por profissionais dessa área vem crescendo cada vez mais.
Os desenvolvedores trabalham na criação e produção de softwares para sites, blogs, computadores pessoais e empresariais, celulares e muito mais. Esses programas são feitos em linguagens java, c + + e outras aprendidas no âmbito acadêmico.
Podemos dizer que os desenvolvedores são indispensáveis para o avanço tecnológico atual e, portanto, é uma profissão que tem um potencial de crescimento muito amplo.
O que é um programador?
Já vimos como o desenvolvedor trabalha, agora chegou a vez do programador.
Esse profissional é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de softwares, mais especificamente na área de computadores pessoais.
Esse profissional realiza os seus trabalhos em linguagens um pouco diferentes do desenvolvedor, ou seja, java, html, c ++ e outros.
Dentro da tecnologia, os programadores podem realizar infinitos números de trabalhos referentes a novos programas e até mesmo o aperfeiçoamento de modelos e sistemas que já estão em funcionamento.
Pensando nisso, podemos afirmar que é uma profissão de extrema importância, pois tudo o que pesquisamos e acessamos passou na mão de um desenvolvedor.
Programador e desenvolvedor podem ser MEI?
A resposta para essa pergunta é: não!
Isso porque o MEI foi criado com o propósito de regulamentar pequenos trabalhadores informais, por isso, as áreas de atuação de um MEI englobam setores mais simples.
No entanto, ambas as profissões, desenvolvedor e programador são muito mais intelectuais que as permitidas pelo governo. O que faz com que não seja possível abrir um MEI.
Mas você que trabalha na área da tecnologia, pode atuar como empresa de outra forma e reduzir os seus impostos, assim como um MEI legítimo. Existem alguns tipos diferentes de empresa que você pode abrir.
Nos próximos tópicos iremos te apresentar todas as alternativas. Mas antes, vamos entender o que é o MEI e mais alguns detalhes sobre o assunto.
Entenda o que é o MEI
Você já ouviu falar sobre MEI? Caso não, vamos te explicar o que é e como isso pode trazer mais benefícios para você e o seu negócio.
A sigla MEI significa Micro Empreendedor Individual, ou seja, é uma empresa de pequeno porte.
Quando um empreendedor se registra como MEI, ele começa a pagar impostos, realizar suas contas, despesas, receitas, entre outros, dentro das regulamentações impostas pelo governo.
Dentro das regras do MEI, não é possível ter mais do que um funcionário registrado e, além disso, há um limite de faturamento anual, estabelecido em R$81 mil.
Por fim, o MEI também não permite a sociedade entre duas ou mais pessoas e, caso você já tenha um CNPJ em seu nome, não é possível abrir outro sendo MEI.
Tipos de empresas para programadores e desenvolvedores
Podemos ver nos tópicos anteriores que realmente o MEI não é uma opção tanto para programadores quanto para desenvolvedores. Mas, é possível abrir outros tipos de empresas nesse ramo.
Veja as 3 opções que os profissionais da área da tecnologia podem escolher para os seus negócios:
● EI (Empresário Individual): não permite sociedade e nem exige contrato social.
● LTDA (Sociedade de Responsabilidade Limitada): permite sociedade de dois ou mais sócios. É preciso fazer um contrato social.
● SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): permite que a empresa seja constituída por apenas um sócio e não exige um capital social mínimo.
Cada uma dessas modalidades vai englobar o seu negócio de formas diferentes, portanto, é importante ter um profissional da área contábil de confiança para ajudar você a escolher o melhor modelo de negócio para a sua empresa.
Isso também evita o pagamento de impostos indesejados e futuras dores de cabeça, que a formalização errada pode trazer.
O que é CNAE?
A CNAE se trata de uma classificação nacional que faz toda uma padronização das atividades econômicas de uma empresa. Com isso, fica evidenciado as atividades que suas empresa realiza e quais são as suas obrigações.
Quando você abre uma empresa, obrigatoriamente, a enquadra em um CNAE e, dessa forma, fica dentro das normas estabelecidas pela Receita Federal, Ministério do Trabalho e os órgãos estaduais e municipais.
Vantagens de formalizar sua empresa
Se tornar uma empresa perante a lei vai te garantir algumas vantagens que profissionais comuns não têm acesso.
Veja algumas dessas vantagens que você pode conseguir ao escolher um tipo de empresa para abrir:
Impostos mais baixos
O principal fator que leva pessoas a abrirem suas empresas são os impostos.
Isso porque quando geramos um lucro muito mais alto do que o padrão, os impostos também vão subindo.
No entanto, existe um teto que as empresas pagam se manterem seus lucros dentro do limite estipulado para o seu porte, ao contrário do que acontece com a Pessoa Física, que estabelece um teto apenas da porcentagem do imposto e não do valor pago. Além disso, com o apoio do Grupo Prímor você tem o desenho de uma estratégia única para o seu negócio a fim de economizar o máximo de impostos possível dentro da lei.
Emissão de nota fiscal
Emitir notas fiscais é um fator muito importante para qualquer empresa que trabalhe de maneira séria e preza pela transparência em suas movimentações. Essa é uma das vantagens de abrir um negócio.
CNPJ
Sua empresa passa a ter um CNPJ – que funciona como um CPF para pessoas jurídicas.
Esse CNPJ traz mais seriedade, credibilidade e segurança para os seus negócios.
A importância de um contador para a sua empresa
Para finalizar, depois de falar sobre a formalização de desenvolvedores e programadores, vamos dar uma última dica para você fazer a escolha certa para a sua empresa.
Escolha uma boa contabilidade, isso vai te ajudar a optar pela melhor alternativa de negócio para a sua empresa dentro do mercado.
E nós, do Grupo Prímor, temos vasta experiência com negócios do mundo digital e tecnológico.
Aqui, além de abrirmos o seu CNPJ em 48 horas, você conta com uma consultoria e com suporte em tempo real. Isso significa que qualquer dúvida ou questão que você possa ter com a sua empresa, nós estaremos prontos para atendê-la. Agende sua consultoria gratuita!
Entre em contato com os nossos profissionais e explique a situação da sua empresa. Dessa forma, você poderá ter a melhor orientação de qual a melhor forma de abertura de CNPJ e evitará pagar mais do que você realmente deve.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!