Você com certeza já ouviu falar ou conhece alguém que atua no ramo de dropshipping. Em suma, é um formato de loja online que você vende sem ter estoque físico.
Gerenciar estoque é trabalhoso e pode ser custoso. Por isso, o dropshipping está cada vez mais em alta. Nessa funcionalidade você pode vender produtos de outros países e se diferenciar no mercado.
Nesse artigo vamos explicar como fazer dropshipping e ter a oportunidade de abrir o seu próprio negócio.
O que é dropshipping?
A tradução literal de dropshipping é estoque na fonte. A ideia desse modelo de negócio é abrir uma loja virtual onde você pode vender sem ter o produto em mãos – ou seja, sem ter um estoque.
De outra forma, você é o meio entre o cliente e o fornecedor. Então, o último enviará o produto diretamente ao cliente depois da efetivação da compra.
Você deve estar se perguntando: ok, e como ganhar dinheiro com isso? Simples. Você colocará sua margem em cima do valor do produto do fornecedor.
Portanto, o mecanismo de dropshipping funciona assim:
- O consumidor compra o produto do vendedor (o drop shipper);
- O vendedor encomenda o produto do fornecedor;
- O fornecedor envia o produto para o consumidor.
Entretanto, apesar de parecer fácil, existem algumas vantagens e desvantagens que precisamos analisar.
Vantagens e Desvantagens do Dropshipping
Primeiramente, além da liberdade geográfica, uma das principais vantagens desse modelo de negócio é a facilidade de iniciar. O dropshipping pede apenas que você tenha internet e um computador para começar a trabalhar. Além disso, ele também oferece um baixo risco, afinal, é preciso considerar apenas o custo com o produto que irá oferecer. Dessa forma, você pode atuar mais tranquilamente, sem se preocupar com equipe ou custos muito altos com operações.
Do mesmo modo, o dropshipping permite que você venda vários tipos de produtos de mais de um fornecedor. Ou seja, aumenta sua gama de faturamento e fatia de mercado.
Por outro lado, as desvantagens também existem nesse meio. Por ser um negócio bastante rentável a competição é alta. Similarmente, as margens de lucro são mais baixas pela alta competição de vendedores. Nesse caso, o ideal é buscar por um nicho menos disputado.
Também há as variáveis que lidar com fornecedores oferece. Você pode ter problemas com entrega ou prazos, acabando com a sua reputação. Assim, caso haja algum problema, o responsável por resolvê-lo será você.
Como começar do zero no dropshipping em 4 passos
Antes de iniciar o seu negócio online, é importante que você faça uma boa pesquisa de mercado. Tanto para encontrar o nicho ideal, quanto para achar fornecedores de confiança. Assim, você reduz as chances de prejudicar a experiência do seu cliente no processo de compra.
1. Escolha o nicho ou os produtos
Primeiramente, é necessário definir o nicho que vai atuar ou os tipos de produtos que vão vender. Dessa forma, você mapeia os fornecedores para solicitar os catálogos.
2. Escolha a plataforma
Agora que você já mapeou o que vai vender, é hora de decidir a plataforma que hospedará sua loja online. Nesse ponto é importante considerar os custos operacionais dessa plataforma. Duas plataformas bastante usadas nesse modelo de empreendedorismo é a Shopify e a Nuvemshop.
Vale ressaltar que avaliar as estratégias de venda que as plataformas oferecem é indispensável para o sucesso do seu negócio. Também, é preciso definir aqui os formatos de pagamento, prazos de entrega, frete e taxas.
3. Envie os pedidos para o fornecedor
Ao realizar uma venda, o fluxo será encaminhar a ordem de compra para o fornecedor. A partir disso, ele começará o processo de logística. Por outro lado, seu cliente não precisa saber como esse envio é feito. É importante que o produto seja entregue corretamente e dentro do prazo.
Você pode otimizar seu processo de fidelização de clientes atuando com um pós-venda efetivo e prestando um atendimento de qualidade ao consumidor.
4. Realize a entrega para o cliente
Depois do processo de envio, a responsabilidade é do fornecedor de garantir que essa entrega seja feita com qualidade e dentro do prazo. Caso haja necessidade de trocas, também é dever do fornecedor gerir a logística. Contudo, é importante que você faça o meio de campo de maneira efetiva para garantir o sucesso do seu negócio.
Quero iniciar no dropshipping, como prosseguir?
Antes de tudo, você deve considerar as vantagens e desvantagens antes de mergulhar na onda dos negócios de dropshipping. Entretanto, com organização e dedicação, é um mercado de muito sucesso.
Além de considerar o passo a passo de criação, por lidar com um fluxo de caixa alto, dê o primeiro passo abrindo e formalizando a sua empresa. Nesse processo conte com o apoio contábil do Grupo Prímor. Abra sua empresa conosco de maneira 100% digital e tenha acesso a um sistema de gestão financeira completo para organizar as finanças da sua empresa de dropshipping.
No Grupo Prímor você possui abertura grátis, suporte completo para organizar seu negócio desde o começo, e evitar riscos e problemas com a Receita Federal. Assim, você começa a sua própria empresa com estrutura e organização – a receita do sucesso de todo empreendedor. Fale com nosso time de consultores e tire suas dúvidas!
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!