Que o marketing é um grande aliado de qualquer negócio não é uma novidade, mas há diversos modos de fazê-lo e uma imensidão de oportunidades ligadas ao tema. Por isso, neste conteúdo falaremos mais sobre o growth marketing e como ele é importante para alavancar o seu negócio.
Afinal, esse método é fundamental para as empresas que desejam construir um relacionamento duradouro com os clientes, que vai além de ações instantâneas e resultantes em números em redes sociais, seja likes, cliques ou similares.
Para entender melhor o que é o growth marketing e como utilizá-lo no seu negócio, confira o conteúdo que preparamos a seguir.
O que é growth marketing?
O Growth Marketing é um método de marketing que estuda, cria hipóteses e experimentos para desenhar as melhores práticas de negócio.
O intuito é construir uma rede de clientes engajados com a empresa, a ponto de torná-los promotores de sua marca.
Não há uma receita pronta de como fazer o growth marketing. Por ser uma área voltada para o crescimento do negócio, que une diferentes estratégias de vendas e aquisição, acaba por ser um modo de pensar que vai guiar o seu negócio para o crescimento.
O seu principal propósito, como mencionamos anteriormente, é trazer novos clientes e mantê-los a longo prazo, de modo a torná-los grandes promotores de sua marca, já que passam a realmente a acreditar em sua missão e valores. Isso vale, também, para os clientes antigos da casa.
Esse acaba sendo um modo de fugir do marketing tradicional, pois tem como fundamento a inovação para alcançar um crescimento acelerado.
Mas, ainda sim, é importante criar as ações corretas conforme o contexto da sua instituição, podendo desenvolver um novo processo ou aprimorar um já existente na empresa. Além de ter o foco entre todos os times e profissionais voltados para o crescimento potencial do negócio.
Quais são as diferenças entre growth marketing e growth hacking?
Apesar dos nomes diferentes, os dois estão interligados, pois o Hacking é um aspecto fundamental do Growth Marketing.
O Growth Marketing trata da experiência completa que envolve toda a estratégia contínua em relação ao conteúdo: a mensagem a ser transmitida, o formato e design do anúncio, site ou hipótese e experimento que esteja sendo realizado.
Já o Growth Hacking é como se fosse um pedaço disso tudo, pois está inserido na estratégia do Growth Marketing, ele se concentra no imediatismo, reconhecimento da marca por novos clientes a curto prazo com foco em tecnologia e não relacionamento.
Se os dois métodos caminharem juntos de forma eficaz, a chance de obter sucesso é excelente.
Como sua empresa pode se beneficiar com Growth Marketing?
O principal benefício de adotar o Growth Marketing em sua empresa é conquistar a retenção de clientes, ou seja, como a intenção é manter aquele cliente a longo prazo, as ações são voltadas para o relacionamento e não somente a venda do serviço ou produto.
Com isso, é possível obter diversos benefícios para o seu negócio, que vão além de vendas:
- Ajuda a alcançar e aumentar as metas comerciais estabelecidas de forma constante e não pontual;
- Melhora os diversos aspectos métricos que resultam na construção de relacionamento a longo prazo e automaticamente gerando receita frequente;
- Com um propósito estabelecido é possível atrair novos clientes para a empresa, mas mantê-los também a longo prazo;
- Foco na inovação, engajamento e incentivo dos clientes de modo a torná-los produtores de sua marca.
O que não faltam são benefícios para adotar o Growth Marketing em sua rotina e negócio, pois além de ser um grande promissor, é pouco explorado e com potencial subestimado. Você pode se surpreender.
Como implementar o Growth Marketing em sua empresa?
Até esse momento, te contamos tudo que envolve o universo do Growth Marketing, mas é hora de te mostrar como é possível implementar esse método em seu negócio.
A melhor forma para conquistar grandes resultados é investir na gestão de performance.
Com isso, é necessário buscar sempre por experimentos e testes, porque só assim conquistará o modelo ideal para sua empresa e colherá os frutos do crescimento acelerado.
Outro fator importante é entender também que ao criar uma hipótese e testar um novo modelo de melhoria, não é um ponto definitivo e sim transitório, que pode precisar de constante mudança.
Busque por um profissional ou equipe que esteja familiarizado com o método, isso facilitará o processo para você. Caso não seja possível, separamos algumas dicas para te ajudar:
Análise os cenários
O Growth Marketing é composto por uma série de testes, experiências e hipóteses criadas para melhorar o seu negócio.
Crie ideias, engaje seus funcionários no processo, faça testes, análise os resultados. Tudo isso faz parte do growth marketing.
Mas, para que isso aconteça, você precisa analisar todos os cenários ao seu redor, identificar oportunidades e melhorias para o seu crescimento de modo inteligente e sustentável. Faça um brainstorm consistente, e por fim, selecione as melhores ideias.
Modelagem e experimentos: coloque em prática
Quando selecionar as principais ideias, identificar os principais problemas, defina quais serão os experimentos que desejará fazer e quais são as métricas necessárias para realizá-lo.
Novamente, é importante engajar seu time para te ajudar nessa missão, fazendo com que cada um seja parte de uma etapa do projeto.
Com isso definido, coloque em prática todas hipóteses que detectou até o momento e os experimentos também.
Utilize as ferramentas certas
Dentro desse método de Growth Marketing, após levantar hipóteses, é a hora de realizar os experimentos de melhoria que detectam e corrigem as falhas que estejam impedindo a empresa de conquistar o crescimento pleno.
É possível utilizar algumas ferramentas bem conhecidas no mundo do marketing como aliada para corrigir essas falhas, tais como SEO, Marketing de conteúdo, entre outras.
Por fim, como falamos, para conseguir aplicar esse método é necessário ter três ideias em mente: ajuste constante do produto; ter um plano de crescimento concreto e ter a ideia de crescimento em escala.
Para saber mais sobre negócios digitais, confira o nosso blog!
E, se precisar de alguma ajuda contábil para a sua empresa, entre em contato conosco! Os nossos especialistas poderão analisar o seu negócio e te ajudar a identificar qual a melhor solução para a sua dúvida.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!