CNPJ para profissionais da saúde é um dos temas mais importantes antes de começar suas atividades de trabalho. Neste conteúdo, vamos falar sobre a necessidade de um CNPJ, quais as vantagens dela e também como abrir a sua.
Como você pode ver, esse conteúdo vai ter muita informação de valor, então leia até o final sem pular nenhum tópico do nosso artigo.
CNPJ para profissionais da saúde: É realmente necessário?
É natural que algumas pessoas queiram saber se abrir um CNPJ é mesmo necessário. Seja pelo medo da burocracia ou por não saber mesmo por onde começar.
Na grande maioria dos casos, fazer esse passo é mesmo necessário porque, para muitos profissionais, a formalização é fundamental para a atuação, como no caso de você querer abrir uma clínica, por exemplo.
Sem contar que a abertura da conta traz uma variedade de benefícios que falaremos no próximo tópico e vai te ajudar a tomar essa decisão.
É claro que você pode trabalhar e estar vinculado a uma instituição de saúde particular sem o uso do CNPJ, mas é necessário verificar se essa situação é mais vantajosa para você na sua carreira.
O profissional da saúde não é obrigado por lei a abrir um CNPJ
O profissional da saúde, de forma geral, não é obrigado a abrir um CNPJ, ou seja, fica a critério da visão de mundo de cada um e do que cada profissional espera para sua carreira.
Por exemplo, profissionais com o pensamento empreendedor podem dar mais preferência para abrir uma empresa. Dessa forma, esses profissionais preferem já começar nesse caminho o mais rápido possível.
Entretanto, vale lembrar que isso varia muito de acordo com a área da pessoa e da posição em que cada um está no momento.
Uma transição pode ser feita mais tarde
Nada impede que você comece como CLT e depois faça a migração para se tornar uma empresa depois. Afinal, muitas vezes você acaba de sair da faculdade ou não sente a necessidade de abrir um CNPJ.
Dessa forma, você prefere seguir por outro caminho e está tudo ótimo. Porém, saiba que essa transição pode ser feita.
Entretanto, mesmo sem ter o interesse ou a necessidade no momento, é fundamental que você leia nosso conteúdo até o final para deixar essa semente na sua jornada.
CNPJ para profissionais da saúde: Quais as vantagens?
Existem diversas vantagens em abrir um CNPJ e ao longo desse conteúdo vamos discutir os principais benefícios da abertura.
Benefícios fiscais
Profissionais com CNPJ conseguem optar por regimes tributários mais vantajosos na grande maioria dos casos, ou seja, ao abrir a conta, você pode pagar muito menos do que pagaria sem um CNPJ.
Sem considerar que para o setor de saúde, é possível deduzir uma lista de despesas do imposto de renda. Com isso, você terá uma economia considerável no final do ano.
Segurança jurídica
Profissionais da saúde precisam de uma proteção jurídica para sua atividade, afinal, é importante proteger seu patrimônio em casos de litígios.
Os litígios são basicamente conflitos entre duas ou mais partes no tribunal, o que pode naturalmente acontecer, e você e sua empresa precisam ficar protegidos por conta disso.
Linhas de crédito
O investimento é necessário, seja no seu ambiente de trabalho ou no seu conhecimento para sua carreira, mas, infelizmente, muitas vezes um investimento é caro.
Dessa forma, na grande maioria dos casos, as instituições financeiras conseguem oferecer melhores linhas de crédito para você e sua empresa. No caso de investimento em cursos de especialização, por exemplo, é possível conseguir uma boa dedução.
Aumento de oportunidades de trabalho
Quando se abre um CNPJ, suas oportunidades de trabalho aumentam em larga escala. Afinal, algumas empresas preferem contratar profissionais como pessoa jurídica pelas diversas vantagens.
Além disso, nessa categoria, você, como profissional, pode oferecer outros serviços muito além da empresa em que você trabalha, o que pode ser muito vantajoso.
Por exemplo, ao ter um CNPJ, você garante a oportunidade de participar de licitações públicas, dependendo da sua área de atuação.
CNPJ para profissionais da saúde: Como fazer a abertura?
Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar o passo a passo de como abrir sua conta. Entretanto, após o passo a passo, vamos mostrar uma forma ainda mais simples.
Passo 1: Registro no conselho profissional
Primeiramente, é necessário ir até o conselho profissional para conseguir autorização de exercer a sua profissão de forma legal. Por exemplo, no caso dos médicos, é o CRM.
Cada área de atuação pedirá documentos diferentes e terá processos diferentes, por isso recomendamos que você busque informações diretamente com o conselho profissional.
Com o CRM ou documento equivalente em mãos, agora é possível elaborar o contrato social da sua empresa e então registrar na junta comercial do seu estado. Em seguida, registre esse contrato social na Receita Federal para obter seu CNPJ e o alvará de funcionamento.
Passo 2: Contrate um escritório de contabilidade
O segundo é contratar um escritório de contabilidade com experiência na área da saúde. Afinal, é necessário garantir a conformidade fiscal e contábil da sua empresa desde o começo.
Nós podemos ajudar com a contabilidade da sua empresa e garantir que seu negócio cresça com segurança desde o início para evitar problemas no futuro. Afinal, temos mais de 60 anos de história e já atendemos mais de 1000 negócios.
Vamos te ajudar desde o início do seu processo e facilitar cada etapa para você, oferecendo um suporte único. Conte com a Prímor Contábil para lidar com a abertura da sua empresa na área da saúde de forma simples e deixar as dores de cabeça de lado para sempre.
Clique aqui e fale conosco no WhatsApp.
Passo 3: Obtenha o certificado digital
Após obter o CNPJ e o alvará de funcionamento, vá até uma Autoridade Certificadora credenciada para obter seu certificado digital.
Basicamente, um certificado digital é fundamental para transações online sobre sua empresa. Conhecido como e-CNPJ, esse documento permite muito além das transações, permitindo que você execute diversas atividades.
- Entrar em portais do governo e serviços da Receita Federal para atender seus compromissos legais.
- Assinar digitalmente documentos e notas fiscais eletrônicas.
- Transmitir dados relevantes da sua empresa quando necessário.
Para que tudo funcione perfeitamente, recomendamos mais uma vez ter a Prímor ao seu lado para conseguir os melhores resultados possíveis porque sabemos que podemos ajudar sua empresa. Na verdade vamos começar te ajudando agora: Clique aqui e baixe o nosso e-book exclusivo para você sobre como começar sua clínica de saúde.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!