“Campeão”, “meu consagrado”, “guerreiro” e “companheiro” são somente alguns dos apelidos dados pelos clientes aos garçons do seu estabelecimento.
Quando chega a hora do happy hour os clientes animados pedindo bebidas, porções e outros, é só alegria, mas na hora do “garçom, fecha a conta!” sabemos que algumas vezes infelizmente a alegria do cliente vai embora e dá lugar ao incômodo.
Ao receber a conta vem a famosa frase: – Eu não consumi tudo isso! Nessa horas você, responsável pelo estabelecimento, tem que respirar fundo e provar para o “cliente” que ele realmente consumiu o que está sendo cobrado. Agora vem a questão, qual o sistema de gestão para bares e restaurantes, sua empresa usa hoje em dia?
Abaixo vamos descrever algumas das principais vantagens de automatizar o sistema de gestão para bares e restaurantes. Vamos lá?
Porque adortar um sistema gestão de bares e restaurantes:
Atualmente as empresas, usam os mais variados tipos de controle, seja ele o bloquinho com nome do cliente, nome do produto e quantidade marcada com “risquinhos”, a já cansada comanda, sistema de fichas, dentre outros comumente usados ou de “marca registrada” do seu estabelecimento.
Portanto, independente do tipo, os controles manuais sempre geram desconfiança por parte de alguns clientes que contestam a conta, e no final a dor de cabeça sempre fica com o estabelecimento.
Além disso, outra situação que deixam os donos do estabelecimento de “orelha em pé” é a dúvida: Será que meu garçom está marcando corretamente o consumo das mesas?
Entretanto, infelizmente sabemos que há situações em que o garçom se esquece de marcar uma bebida aqui outra bebida lá, seja por “estar corrido” entre outros motivos. E quando essa situação ocorre quem amarga o prejuízo é você proprietário do estabelecimento.
Essas situações que não são tão incomuns de acontecerem, não devem ser consideradas como o lado ruim da profissão, deve ser considerada como um problema a ser resolvido.
Mas afinal como resolver? Há algum sistema que dê segurança para o controle de mesas e de estoque, por exemplo?A resposta é sim, existe. O sistema de gestão para bares e restaurantes foi criado para que o seu controle de consumo seja totalmente automatizado.
Deste modo é possível reduzir as chances de gerar dúvidas por parte do cliente sobre o que realmente foi consumido e controlando seu estoque, obrigando assim os garçons a lançarem corretamente o que está sendo servido.
Controle de consumo das mesas
Como dito acima, o sistema de gestão para bares e restaurantes, contribuir no controle automatizado do consumo nas mesas, aumenta e muito a credibilidade da conta cobrada.
Além de aumentar a credibilidade, o sistema gera a você gestor, comodidade. Uma das comodidades é na hora de “rachar” a conta por pessoas na mesa. Você vai ter um relatório impresso contendo os produtos consumidos, quantidade, valor unitário e total, fazendo com que a divisão na mesa seja muito mais ágil e fácil.
Atualmente, os sistema de gestão para bares e restaurantes permitem que você já divida a conta por pessoas, levando à mesa o valor que cada um deve pagar facilitando assim a tarefa do garçom e do caixa.
Controle internos das vendas
O controle gerado pelo sistema de gestão para bares e restaurantes , coloca você 100% no controle das saídas de mercadorias e da entrada do dinheiro das vendas.
Sendo assim, o garçom retira ele lança no sistema, e após lançado, com um clique sabe quanto e o que ela consumiu.
Controle de mercadorias prontas para servir
A partir do momento que seu estabelecimento começar a lançar tudo no sistema, sua empresa estará automaticamente isenta de correr o risco da falta de mercadorias à servir, por exemplo:
O estabelecimento colocou 30 unidades da bebida marca “A” para gelar. Na hora do movimento foram servidas 18 unidades.
Com o uso do sistema, em tempo real você consegue ver quantas unidades ainda há disponíveis para comercialização, gerando assim uma previsão, sabendo se precisa ou não colocar mais para gelar, evitando a surpresa de abrir o freezer e encontrar o mesmo vazio ou com bebidas abaixo do necessário.
Essa função vale para qualquer produto que você comercialize.
Controle de estoque
O uso sistema de gestão para bares e restaurantes também trará outra facilidade para você, que é o controle de estoque.
Quando controlamos as mesas de forma manual, torna-se muito mais trabalhoso saber o que temos em nossos estoques. Sendo assim por meio do sistema de controle, você obterá um relatório detalhado do que comprou, do que foi vendido e das perdas, facilitando na hora de fazer o pedido ao seu fornecedor, evitando compras a mais ou a menos que o necessário.
Gestão financeira
Além da correria do dia a dia, abastecer freezers, cozinha, limpeza do estabelecimento, gerir funcionários, escolher cardápios, dentre tantas coisa, ainda tem que lembrar os prazos e vencimentos de obrigações tributárias, boletos de fornecedores e outras despesas.
Com o sistema de gestão para bares e restaurantes, você poderá lançar tudo nele e o próprio exibirá um lembrete das contas que deve pagar e também a receber na data especificada.
Dessa forma,o sistema também irá emitir relatório de contas a pagar e receber por período, entregando o total controle financeiro da sua empresa.
Emissão de notas fiscais
Com o sistema gestor, emitir notas fiscais fica muito mais fácil. O cliente fez o pedido, o garçom lançou no sistema, o cliente pediu a conta.
Você com um simples comando transforma o pedido dele em nota fiscal. Essa função facilita muito a vida do financeiro da empresa, pois muitos clientes pedem a nota após acertarem a conta, aí você tem que lançar tudo no sistema de notas, transmitir para o Estado e entregar a nota para o cliente.
Já com o sistema gestor, você pode utilizar as informações do pedido para gerar a nota fiscal, otimizando tempo, evitando retrabalho.
Contratação do sistema e acompanhamento contábil
Nós da Primor Inteligência Contábil, além de oferecer serviços contábeis com eficiência e qualidade, também possuímos sistemas de gestão financeira e comercial.
Entre em contato com nossos especialistas, estamos preparados para formar uma parceria que alavancará seu negócio.
Italo Eduardo, sócio gestor do Grupo Prímor, já auxiliou diversas empresas a estruturarem o seu negócio.