Você tem seu registro na OAB e definiu seu nicho de atuação. Então, escolheu, entre trabalhar para algum escritório ou ter o seu, construir o seu próprio negócio. Mas será que vale a pena, você advogado, ter a sua própria empresa?
Depois de passar pelas etapas iniciais é fundamental considerar a legalização e regularização do seu CNPJ. De qualquer forma, é importante dizer que o advogado não precisa de empresa para atuar. Assim, ele pode exercer a profissão como pessoa física normalmente. Porém, quando falamos das tributações, atender como pessoa física acaba sendo mais caro do que ter um CNPJ.
Além disso, ter uma empresa impacta sua imagem no mercado. Além de facilitar o caminho para taxas e empréstimos, aumenta o seu profissionalismo no mercado.
Vale a pena para um advogado abrir empresa?
As regras para o advogado atuar como pessoa jurídica são desenhadas pelo Órgão dos Advogados do Brasil (OAB). Sobretudo, já partimos do princípio que, se a OAB aprova a abertura de empresas para advogados, significa que é vantajoso.
Nesse sentido, também podemos comentar que o advogado que possui CNPJ será tributado pelo Simples Nacional. Dessa forma, você consegue vantagem na tributação dos impostos sobre os honorários.
Então, com um CNPJ o advogado atua dentro da legalidade. Podendo emitir nota sobre os serviços prestados e ser tributado de forma correta. Além disso, ter a própria empresa transmite seriedade para o cliente final. O que também facilita o advogado a conseguir empréstimos e crédito.
Advogado por ser MEI?
Não. Porém, embora não possam se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) o advogado tem a opção de abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia (SUA).
Nessa modalidade, criada pela Lei Nº 13.247, de 12 de janeiro de 2016, os profissionais da área não precisam de sócios e podem se beneficiar do Simples Nacional para advogados, regime tributário com diversas vantagens.
Por outro lado, quem prefere ter sócios, a alternativa é a Sociedade Simples de Advocacia. Esse tipo de empresa não pode ter nome fantasia. O nome deve ser o conjunto do nome dos sócios ou o maior representante.
É importante dizer que toda empresa de advocacia exige que todos os sócios estejam inscritos corretamente na OAB. Não podendo ser de outras áreas.
Como abrir CNPJ de escritório de advocacia?
O passo a passo para abrir uma empresa de advocacia é não é complexo, mas orientamos que seja acompanhado de uma boa contabilidade. Pois exigem alguns detalhes burocráticos.
Primeiramente, é necessário preencher o requisito de o profissional, e sócios (quando houver), estarem inscritos na OAB. Depois criar o Contrato Social da futura empresa, dentro das regras previstas pela OAB. Neste documento constam os dados da empresa que poderão ser averiguados pela Ordem para autorização da abertura do CNPJ.
Depois, com o documento organizado, poderá ser iniciado o processo dentro da Seccional da OAB do seu Estado. Normalmente neste encaminhamento há documentos a serem entregues (definidos de acordo com cada Seccional) e taxas a serem pagas pelo serviço.
Após liberação da Ordem, solicitaremos o CNPJ junto à Receita Federal. Lembre-se de que há comunicação entre os órgãos e não adianta emitir o CNPJ sem o devido conhecimento da OAB do seu Estado.
Com o CNPJ em mãos, há procedimentos Municipais a serem realizados, que diferem de acordo com a cidade onde sua empresa está localizada. Por isso, conte com a ajuda de um bom escritório de contabilidade para te auxiliar no processo do inicio ao fim. Te poupando tempo e garantindo o sucesso do seu negócio.
Qual tipo de empresa é ideal para o advogado?
Como falamos anteriormente, o advogado não pode ser MEI. Dessa forma, ele pode esclher entre abrir uma empresa no regime jurídico de Sociedade Simples, Sociedade Unipessoal de Advocacia (SUA) ou uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
Dessa forma, a Sociedade Simples é indicada para quem deseja ter sócios. Já as outras duas opções é o oposto, para quem não tem interesse em abrir sociedade com outros advogados.
Como abrir o CNPJ para empresa de advocacia?
Para dar entrada na abertura da empresa são necessários alguns documentos exigidos pela OAB para o registo além de estarem com o cadastro correto.
Por outro lado, agora que você já esclareceu suas dúvidas, sabe que é bem viável para um advogado ter seu próprio escritório. O Grupo Prímor é a contabilidade que está ao seu lado para auxiliar esse processo do início ao fim. Além de abrir a sua empresa, fazemos esse processo totalmente gratuito, com um processo 100% digital.
O processo de abertura de CNPJ não é complicado, mas exigem diversas burocracias que o contador, por possuir experiência, faz de maneira mais prática e assertiva. Evitando dores de cabeça e problemas no futuro.
Nós te ajudamos a abrir o seu escritório e colocar a sua empresa para rodar. Fale conosco agora e faça sua proposta.
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!