Com a pandemia e a economia abalada, muitas clínicas tiveram suas receitas prejudicadas. Se antes de uma crise, o IBGE já tinha afirmado, através de uma pesquisa, que 60% das empresas não sobrevivem após 5 anos de portas abertas, imagine como ficaram as clínicas em uma situação nunca antes vista? Sendo que muitas tiveram suas atividades paradas por meses, precisando manter profissionais de remuneração alta e tendo que lidar com o receio dos seus pacientes em retornar aos consultórios?
A falta de gestão financeira é uma das principais causas de muitas clínicas falirem ou quebrarem. Em contrapartida, quando essa gestão financeira é feita com excelência se torna um dos motores que faz com que clínica decole também.
Então, imagina o quanto de dinheiro, você, que tem uma clínica, não está deixando na mesa? Pois é, ainda tem outras questões que causam essa queda livre, como: falta de investimento na carreira dos colaboradores, pesquisa e inovação. A falta de uma boa gestão comercial e de marketing, plano de crescimento do negócio, gestão de pessoas, controle do processo entre outros fatores contribuem para o prejuízo financeiro de muitas clínicas no mercado.
Faz com que as clínicas morram antes mesmo de começar a engatinhar. O primeiro ponto é entendermos que, todos esses outros problemas são consequências da falta de gestão financeira. Da ausência de construção de um bom caixa para fazer investimentos mais assertivos na clínica.
E sabendo o quanto a falta de uma gestão financeira inteligente afeta a milhares de clínicas, nós, do Grupo Primor, resolvemos te ajudar! Nesse artigo, você terá acesso a dicas valiosas para, você, diminuir os custos da sua clínica e aumentar sua margem de lucro!
6 dicas para boa gestão financeira da minha clínica
1. Crie processos bem estruturados que sejam otimizados regularmente!
Toda clínica precisa ter processos para ser possível mapear resultados financeiros, estabelecer metas, ter indicadores de desempenho, descobrir as fortalezas e os gargalos. Ter processos é essencial para sua empresa se manter organizada, todos conseguirem se ambientar, sobretudo a liderança.
Essa é uma das grandes dificuldades da maioria das clínicas e que, muitas vezes, gera prejuízos irreversíveis, já que não há controle, planejamento e, por coincidência, nem ciência da liderança com relação a todos os acontecimentos. Essa falta de monitoramento, gera um acúmulo de gargalos.
Além disso, ajuda a ter gestão financeira eficiente, já que possibilita a análise dos gastos desnecessários e o que pode ser otimizado, seja automatizando ou integrando novos sistemas.
2. Invista em gestão de pessoas para uma boa gestão financeira
É muito importante ter um processo de recrutamento e seleção assertivo, conseguir reter talentos para a sua clínica é de extrema importância! Em um primeiro momento, você pode pensar que isso irá comprometer sua gestão financeira, mas, na verdade, é um excelente custo benefício.
Quanto mais você conseguir manter um profissional de alto desempenho que gera resultados dentro da sua clínica, melhor! Pois será menos despesas que você terá com demissões e contratações, fora o prejuízo de tempo ao buscar novos colaboradores e paralisação da operação devido à troca de profissionais.
Logo, por mais que pareça que isso irá demandar um alto investimento e comprometer sua gestão financeira, no final das contas, vale a pena, porque não geram gastos invisíveis. E que, geralmente, não são analisados quando não se tem bons processos estabelecidos!
3. Aumente o ciclo de vida do seu paciente na sua clínica
Se o custo por aquisição do seu paciente da sua clínica é alto e você não vende para ele por mais vezes, você está perdendo muito dinheiro! Pois o que fará você aumentar a sua margem é ter um paciente consumindo mais vezes o seu serviço, sem ter que pagar por essa aquisição. A chance desse paciente se transformar em um fã e te indicar para os outros pacientes, é imensamente maior.
Para aumentar o ciclo de vida do seu paciente é preciso fidelizá-lo e investir em ações de promoção e marketing, para que ele se encante e veja os benefícios que a sua clínica pode oferecer.
Esse é um dos fatores que muitas clínicas pecam, ao não fazer um planejamento de atendimento integrado, com protocolos multidisciplinares. Ou mesmo pacotes personalizados, por mais que trabalhem vários profissionais com funções complementares.
A falta de uma esteira de produtos, de um funil de vendas, de ter estabelecidos os serviços premium que a sua clínica oferece, pode estar comprometendo altamente a sua gestão financeira e gerando bastante prejuízo a sua clínica.
4. Invista em marketing
Além de ajudar a conquistar mais pacientes, reter os que você já tem e são fiéis, o marketing ajuda a aumentar a sua margem de lucro ao criar um valor agregado à sua marca. É esse elemento que faz com que a sua receita aumente!
Muitos donos de clínicas evitam investir em marketing por não ter caixa e uma boa gestão financeira. Buscam receber de imediato o resultado dos seus investimentos para ter injeção de caixa rápido, sem focar no longo prazo que é um dos fatores principais para a perenidade da sua clínica!
Para conseguir fazer esse tipo de investimento é preciso um bom controle e planejamento financeiro. Sendo esse, um dos principais fatores que faz com que algumas clínicas decolem rapidamente mesmo em períodos de crise, enquanto outras, não conseguem sobreviver.
5. Invista em tecnologia para ter uma boa gestão financeira
Por mais que, hoje, tenhamos muitas opções de sistemas que integram atividades de inúmeros setores, dados importantes, automatizam processos e ainda melhoram todas as rotinas da clínica. Muitas empresas ainda vivem na era paleolítica, não aproveitando todas as oportunidades de melhorias e economia que a tecnologia proporciona.
Um grande receio dos gestores é a adaptação da equipe. No entanto, essa dificuldade é transitória comparada aos benefícios, em inúmeras frentes, por um longo período que essas tecnologias oferecem. Mas, infelizmente, por falta de uma boa gestão financeira, todos esses pormenores são ignorados e não entram na avaliação de despesas.
6. Acompanhamento de todas as receitas e todas as despesas
Todas essas questões abordadas acima acabam não sendo analisadas pela liderança das maiorias das clínicas, devido à falta de um bom controle e gestão financeira.
Não só isso, mas a falta de um olhar mais crítico e atento de profissionais especializados em mapear tudo que pode ser uma despesa para clínica e o que pode ser um gargalo. Muitas empresas não tem uma gestão financeira que comporta um caixa eficiente, que sobreviva a uma crise e ainda consiga crescer no seu mercado. E não tem profissionais especializados e atentos aos números, auxiliando outros setores a encontrar bons investimentos, mesmo que o retorno expressivo só venha futuramente.
Sabemos que ter uma clínica, com muitas frentes a ser gerenciada, demanda muita energia de quem está na liderança. E, muitas vezes, tudo isso faz com que seus processos sejam burocráticos, levando a ter resultados mais demorados também. Uma boa solução para esse problema é terceirizar algumas atividades, como recrutamento e seleção, atividades de marketing e gestão financeira.
O Grupo Prímor, além de fazer toda a gestão financeira da sua clínica com sistema digital e ágil, possui atendimento humanizado com uma comunicação direcionada especialmente para clínicas, além de ter consultoria e suporte em tempo real. E ainda tem como parceiro a Cora, em que, ao abrir a sua empresa conosco, você ganha conta PJ gratuitamente.
Fale com nosso time agora e garanta o sucesso financeiro da sua clínica!
Ser a primeira em tudo: faz parte da nossa história!